(44) 9 8814-5099

BLOG

Home > Blog > Sem categoria > ANO NOVO CHINÊS, O QUE ISSO PODE REFLETIR NA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

ANO NOVO CHINÊS, O QUE ISSO PODE REFLETIR NA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

15 de dezembro de 2021
Nenhum comentário

Em menos de 2 meses inicia-se na China um dos maiores e mais importante feriado do país, o ano novo Chinês.
A data das comemorações varia a cada ano devido as fases da Lua e a posição do Sol, em 2022 o início do Ano Novo Chinês será em 12 de Fevereiro mas as comemorações será entre os dias 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro.
Outra curiosidade é que o ano novo chinês é regido pelo horóscopo chinês sendo que em 2021 foi o “Ano do Boi” e em 2022 será o “Ano do Tigre”
As tradições e costumes da época são muito fortes como a troca de Envelopes Vermelhos com dinheiro para atrair sorte e prosperidade, as trocas de presentes também são comuns nessa época do ano como em qualquer país do mundo contudo inclui-se a troca de comidas com uma mesa farta com toda a família não diferente do Brasil.
Os fogos de artifícios também comuns no Brasil são utilizados na China porém com objetivo de afastar espíritos malignos, a decoração em casas e cidades não poderiam faltar pois cada uma tem um significado diferente, como sorte, fortuna, tranquilidade e cura de doenças.
Mas o que essa festa tem de tão importante que pode prejudicar o comércio exterior !
Essa semana impacta diretamente toda cadeia global, visto que a China é um dos principais mercados de importações e exportações mundo, e isso causa toda uma confusão logística por conta que essa semana só trabalham serviços essenciais.
Com isso Portos e Aeroportos não recebem ou despacham cargas que além dos custos portuários e frete subirem, também um acumulo de liberação de cargas atrasando as chegadas e saída de contêiners.
Para os importadores e exportadores que já fazem o comércio exterior há anos sabem desse período e buscam sempre se programarem evitando assim tantos transtornos no estoque das mercadorias.
Os pedidos e também o tempo de produção na China são afetados e a programação é sem dúvida a única saída, por isso que o Ano Novo na China reflete tanto na logística internacional.
Meu conselho é fique em alerta e preste atenção nos feriados internacionais, para que evitem problemas como atrasos e custos extras.

O período do Ano Novo Chinês de 2022 está oficialmente
confirmado: 🔹 31/01/2022 a 06/02/2022 🔹 – As atividades normais
retornam no dia 07.

Cleber Boaventura, é Consultor de Comércio Exterior com experiência em negociação internacional, logística, importação e exportação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *