(44) 9 8814-5099

BLOG

Home > Blog > Sem categoria > ATUALIZAÇÃO NCM 2022

ATUALIZAÇÃO NCM 2022

7 de abril de 2022
Nenhum comentário

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou em 29/11, a Resolução Gecex nº 272, que atualiza a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)
e a Tarifa Externa Comum (TEC) a partir de modificações efetuadas no Sistema Harmonizado 2022.

Sendo que haverão NCMs extintas a partir de 31/03/2022, e algumas NCMs serão incluídas. Portanto, teremos novas ncms 2022.

O que é a NCM?

A Nomenclatura é um sistema ordenado que permite, pela aplicação de regras e procedimentos próprios, determinar um único código numérico para uma dada mercadoria. Esse código, uma vez conhecido, passa a representar a própria mercadoria.
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é uma Nomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul.
A NCM toma por base o Sistema Harmonizado (SH), que é uma expressão condensada de “Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias” mantido pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), que foi criado para melhorar e facilitar o comércio internacional e seu controle estatístico.
Os idiomas oficiais da NCM são o português e o espanhol.

 

Qual é a utilidade da NCM?

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações de comércio exterior e de saída de produtos industrializados.

Fonte:Receita Federal

Podemos ver aqui, a importância que o profissional de comércio exterior tem para sua importação ser feita com segurança e sem riscos de multas e custos desnecessários.

Você pode contar com a Venture Assessoria, para não correr estes riscos!

Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários iremos te ajudar.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.